Juntos celebramos portugal !
junho - mês da história e do património de Portugal
Participando à sua modernização há práticamente 70 anos, à imagem de muitas outras comunidades, os luso-montrealenses têm vindo a contribuir para a prosperidade da cidade cosmopolita de Montreal, que escolheram para sua cidade de acolhimento e de integração. Na área metropolitana de Montreal, existem cerca 55.000 portugueses. Estamos entre as 10 maiores comunidades étnicas da cidade.
O contributo dos portugueses à cidade de Montréal motivou, em 2017, o Canadá a reconhecer o mês de junho como "Mês da História e do Património portugueses". Se já tinhamos orgulho das nossas raízes, hoje, com o apoio do nosso país de acolhimento e das suas comunidades, é com um orgulho renovado e ampliado que celebramos, anualmente, o feriado nacional do dia de Camões, de Portugal e das comunidades portuguesas, o dia 10 de junho.
Todos os anos, um grupo de pessoas, da segunda à quarta geração luso-descendente, une forças para organizar este evento anual colossal. A inclusão e a convivência harmoniosa das comunidades culturais reveste para nós uma grande importância. É em prol da sustentabilidade das culturas lusófonas e da língua portuguesa que as une, com o desejo de contribuir para a reaproximação intercultural e com o orgulho de partilhar a nossa herança cultural com todos os cidadãos de Montreal que levamos adiante o maior festival lusófono de Montreal.
Objetivos fundamentais do FPIM:
- Ser um motor de desenvolvimento sustentável da língua, cultura e gastronomia portuguesas em Montreal, a favor da aproximação das gerações (infantis, jovens luso-descendentes e emigrantes);
- Promover artistas portugueses, luso-canadenses e lusófonos de vários países, destacando assim um Portugal moderno e inclusivo na sua arte;
- Promover a integração social e cultural dos jovens lusodescendentes e novos emigrantes.
O festival é aberto ao público e geralmente acontece ao ar livre. Este é, sem dúvida, o encontro mais representativo de falantes da lingua portuguesa e o mais significativo na promoção da língua e cultura portuguesas em Montreal. Graças às suas antigas colónias (Brasil, Goa, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Macau), a língua portuguesa ocupa hoje o 5o lugar da lista das línguas maternas mais faladas pelo mundo e o 3o lugar da lista das principais línguas de comunicação internacionais, depois do espanhol e do inglês.
Todos os anos, recebemos no palco principal embaixadores da música lusófona: de Montreal, do Canadá e do mundo. Num ambiente festivo, venha deliciar-se com algumas das mais famosas especialidades gastronómicas portuguesas. Traga as crianças e venha conhecer a nossa mascote, o galo português. O grande desfile dançante é imperdível e encanta moradores e comerciantes das ruas St-Urbain, Rachel e St-Laurent.
Dedicados à nossa missão de preservar as culturas de língua portuguesa no Canadá, esperamos por si para celebrar connosco a riqueza do multiculturalismo em Montreal, participando da nossa programação festiva, diversificada e rica em música, artes e gastronomia.
Realizações
Em 2021, o Festival Portugal International de Montréal alcançou o Top 10 dos grandes eventos da diáspora, na categoria Espaço Cultural e Movimento Associativo, uma distinção certificada pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas.
Mais tarde, foi a vez da Câmara dos Comuns do Canadá reconhecer o nosso percurso, oferecendo-nos uma medalha de distinção por ocasião da nossa 10.ª edição, no âmbito das comemorações do 70.º aniversário da imigração portuguesa no Canadá.
Ao longo dos anos, o festival recebeu alguns dos maiores embaixadores portugueses ou de ascendência portuguesa da cena musical, vindos dos quatro cantos do mundo:
Roberto Leal, Ágata, Ana Malhoa, artistas consagrados da música popular portuguesa;
Fadistas de calibre internacional e fadistas emergentes da diaspora : Marco Rodrigues, Marta Raposo, Zé Perdigão, Cordeone, Tony Gouveia, Alison Da Silva;
Músicos e cantores de diversos géneros, oriundos dos Açores, do Continente, do Brasil, dos Estados Unidos e do Canadá, incluindo Shawn Desman, Remigio Pereira (The Tenors) e Brian Melo (vencedor do Canadian Idol 2007);
Comediantes como The Portuguese Kids, Mike Rita e Vovó Brito;
E até ícones da música quebequense, como Patsy Gallant e Jeannick Fournier, grande vencedora do Canada’s Got Talent 2022.
Criamos oportunidades para que jovens artistas possam ser descobertos.
Levamos o fado ao Parlamento do Canadá pela primeira vez, durante as comemorações do Dia Nacional de Portugal na Colina do Parlamento, pela voz de uma das artistas promovidas pelo Festival.Em 2023, celebrámos uma década de realizações, incluindo projetos de caráter artístico e cultural que embelezam a nossa cidade, sobretudo nas imediações do Parque de Portugal, no bairro português:
Um painel de azulejos, oferecido à cidade de Montréal por ocasião do 150.º aniversário do Canadá;
Uma magnífica pintura mural da icónica fadista Amália Rodrigues, criada nas celebrações do seu centenário;
E, em junho de 2022, uma pintura mural de Aristides de Sousa Mendes, cônsul português em França que salvou milhares de pessoas do Holocausto.
O nosso impacto coletivo na promoção de Portugal em terras quebequenses é inegavelmente positivo. Poder-se-ia pensar que tudo se tornaria mais fácil daqui em diante, mas, pelo contrário, agora mais maduros e tendo provado as nossas capacidades, confirma-se o ditado: “Um grande poder implica grandes responsabilidades.”
A nossa união continua a ser o pilar da nossa força, e enquanto assim for, iremos renovar, uma e outra vez, o nosso compromisso com a comunidade e com os artistas da diáspora, verdadeiros embaixadores de um Portugal moderno, que merecem que lhes seja dada a oportunidade de nos representar através da sua arte.
Patrocinadores, colaboradores, benévolos e público! Obrigada!
A música é um dos principais pilares do Festival. Para muitos dos nossos artistas, o Festival foi a porta de entrada na América, o início de uma aventura.
Foi o Festival quem lhes deu palco e voz, mas foram vocês que lhes deram asas.Basta um momento de reflexão e de observação para que as lágrimas nos invadam…
O nosso mundo está cheio de males — o mundo precisa de amor.
O amor manifesta-se nos pequenos gestos.O que fazemos juntos é um pequeno gesto no imenso oceano de boas ações que cobre o nosso planeta azul:
fazemos pessoas felizes, fazemos sorrir a nossa comunidade, valorizamos os nossos artistas, os nossos voluntários sentem-se parte ativa, e os nossos patrocinadores dão-nos as ferramentas para que tudo isto seja possível.Estamos profundamente gratos a todos os que, ano após ano, respondem ao nosso apelo e contribuem para o sucesso do Festival.